Todo mundo acorda em cima da hora para ir trabalhar, levar filho na escola, correr para a aula, encarar o trânsito… Por isso, planejamento é palavra-chave.

A ideia é abrir a geladeira e montar a melhor refeição possível no menor tempo possível.

Quem investe um tempo do fim de semana para organizar o cardápio – incluindo o café da manhã! – sai muito na frente. Preparar um lote de iogurte natural no sábado ou no domingo significa ter uma tigela de iogurte com frutas todos os dias da semana. Assar um pão e congelar fatiado garante café da manhã saudável e gostoso – sabia dessa? Listamos cinco estratégias para melhorar a primeira refeição do dia e garantir uma alimentação mais saudável e saborosa.

1. FRUTAS: COMPRE, LAVE E DEIXE NO JEITO

Começar o dia comendo frutas é outra história!  Mas para comer frutas é preciso, em primeiro lugar comprá-las. Se não tem o hábito, inclua na lista de compras.
Chegando da feira ou do sacolão, lave o que precisar ser lavado (as frutas que você vai comer com casca), seque bem e deixe à vista. Maçãs e bananas na fruteira em cima da mesa. Morango e uva na geladeira, já lavados. Se você não se anima com a ideia de comer fruta, prepare uma salada de frutas, amasse a banana com aveia, asse a maçã no micro-ondas e coma com iogurte, grelhe a banana. É tudo bem rápido (cortar, amassar, rodar no micro, passar na frigideira). Métodos simples de cozimento podem deixar as frutas mais apetitosas para os mais resistentes.

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2. PÃO: FATIAS CONGELADAS

Uma das grandes armadilhas matinais é o pão. Aquele comprado no supermercado, que dura para sempre na prateleira, é produto ultraprocessado, imitação de comida, com aroma artificial de pão, cor artificial de pão, textura artificial de pão. Tudo mentira. Não importa se é integral. Ou sem glúten.

Pão da padaria, comprado a granel, no saco de papel pardo, é melhor. Pão feito em casa  ou comprado de padaria artesanal é 100% comida de verdade – ou seja, muito melhor.

Mas você vai acordar em horário de padeiro para panificar nem que vai ter tempo para ir até a padaria todos os dias comprar pão fresquinho. A estratégia é assar e, na sequência, congelar.

3. POLVILHO HIDRATADO: TAPIOCA GARANTIDA

Tapioca é café da manhã pá-pum, gostoso, bom para variar o pão nosso de cada dia. E melhor: sai em coisa de cinco minutos se você tiver a goma no jeito. O polvilho doce hidratado dura até 1 semana na geladeira e 1 mês no congelador, você pode guardar em pedras ou já peneirado. Se congelar em pedras, tire do congelador um dia antes.

Pela manhã, é só levar a frigideira ao fogo, peneirar a goma, preparar a tapioca e escolher seu recheio favorito. Se for queijo (hmmm!), leia a lista de ingredientes antes de comprar. Tem queijo que é leite, fermento e sal. E tem queijo que é comida de mentira.

 4. E PRA BEBER? CUIDADO COM AS OPÇÕES INSTANTÂNEAS

Se você é da turma do café coado ou do café com leite, segue nessa. Se é do tipo que prefere chocolate quente, cuide para que o chocolate seja de verdade. Se prefere chá, fique atento à lista de ingredientes. Se gosta de suco, prepare na hora ou faça no fim de semana e congele em forminhas de gelo. Suco de caixinha é imitação de comida, chocolate comprado pronto também, iogurte de beber com sabor idem.

5. ANTES DE DORMIR, PENSE NA MANHÃ SEGUINTE

Se no jantar vai ter mandioca cozida, separe uma parte para o café da manhã. Aí é só esquentar no micro e passar manteiga para um café gostoso, bem brasileiro e com sustança.

Sobrou um tempinho, bate um bolo de banana com aveia. Amanhã de manhã, ponha na torradeira, passe manteiga e tenha um começo de dia feliz.

 

O importante é ter comida de verdade na primeira refeição do dia. E garantir a presença de alimentos in natura na mesa. Adora pão com manteiga? Pode comer, é comida de verdade. Mas inclua pelo menos uma fruta. A primeira refeição do dia vai ganhar uma camada extra de sabor e de frescor.